Evian ou Vittel? Evian ou Vittel?
Uma ideia que atormenta muita gente que pensa fazer uma viagem de moto em África é a falta de água potável. Pois segundo Mário e os outros quatro aventureiros que foram com ele até Burkina Faso, isso hoje em dia já não é problema nenhum. "Em quase todo o lado", diz ele, "há gente a vender garrafas de água mineral francesa, como se estivessemos na Europa. Os locais de venda podem não ser tão sofisticados como os nossos, mas a água é a mesma. Ao longo de 12.000 quilómetros, só no deserto é que não vimos garrafas destas à venda".
Um café e uma baguete por seis euros
Em África é quase tudo barato mas tal não impede que tenhamos que estar sempre alerta para um ou outro exagero de preços. E mesmo para gente experimentada em terras de África como Mário e alguns dos seus colegas de viagem, houve pelo menos duas ocasiões em que foram apanhados desprevenidos. Uma delas foi numa banca, no meio da estrada, na Guiné Conakri. Tinha bom aspecto, pararam, pediram para cada um, um café e uma baguete com queijo, e quando veio a hora de pagar iam caindo para o chão: 30 euros ou seja, seis euros por cabeça. O outro descuido teve lugar na Mauritânia. Tinham acabado de chegar a Nouakchott, a capital e estavam desejosos de beber uma cerveja. Sendo a Mauritânia país muçulmano, não é fácil encontrar este precioso bem à venda, mas lá descobriram um bar e regalaram-se a beber não uma nem duas mas umas quinze, de 20cl.
Quando veio a conta, descobriram que cada uma custava o equivalente a cinco euros!
Telefone-satélite em casa...
Para precaver eventuais problemas de comunicação, o grupo levou para África um potente telefone-satélite mas, no fim da viagem, ele acabou por se revelar muito pouco prático. Não só porque só funcionava muito de vez em quando e porque as chamadas feitas com o mesmo acabaram por se revelar bastante caras, como também porque em quase todos os países por onde passaram os "tugas" descobriram que podiam comprar cartões de telemóveis locais e usá-los nos seus telemóveis como se estivessem em Portugal.
Muito mais eficaz e barato.
Sem comentários:
Enviar um comentário